Abstract Paper Craft

Documentação

Os principais documentos envolvidos no processo são os seguintes:

Term sheet: É o documento através do qual o fundo de Venture Debt faz a proposta para a empresa que está captando. Contém as principais características da dívida de Venture Debt, que são explicadas em detalhe em nas páginas indicadas na seção Conhecendo o Venture Debt. Tópicos usualmente abordados em term-sheets de Venture Debt são:

  • Montante a ser aportado; 

  • Prazos e formas do desembolso do montante;

  • Prazo total de empréstimo;

  • Prazo de carência de juros e principal;

  • Taxa de juros fixa; 

  • Bônus atrelado ao sucesso (remuneração variável da dívida)   Equity kicker;

  • Covenants financeiros;

  • Garantias.

MOU (Proposta):  Documento que precede a assinatura do term-sheet, e adiciona, aos termos da proposta comercial, os termos padrão da dívida que constarão dos instrumentos de efetivação do investimentos. Pode ser visto como um meio de formalizar o alinhamento em relação aos termos serão consolidados no term-sheet. O MOU e a formalização do Termsheet. Ele adiciona, aos termos da proposta comercial, os termos padrão da dívida que constarão dos instrumentos de efetivação do investimentos

Cédula de Crédito Bancário (CCB): Título de dívida, sendo um dos instrumentos possíveis para a emissão do Venture Debt.

Debênture: Título de dívida, sendo um dos instrumentos possíveis para a emissão do Venture Debt. (Gabi, qual a diferença na prática para quem está captando a dívida?)

Contrato de cessão de garantias: Contrato que formaliza o conjunto de garantias acordado e explicita as responsabilidades da parte de está captando a dívida.

Contrato de remuneração variável: Tem por objeto definir os eventos nos quais o bônus atrelado ao sucesso será devido, assim como seu valor e características.

WaiversDisposição do fundo de Venture Debt, que está concedendo a dívida, em renunciar voluntariamente a uma reivindicação sem que a empresa que está captando seja responsável. Tem o objetivo de auxiliar a empresa no curto prazo para que o devedor tenha a possibilidade de regularizar sua situação, possivelmente com alguma compensação ao credor. (Gabi, consegue definir melhor?)

*Buscamos explicar o funcionamento e as características do produto Venture Debt como um todo, portanto as informações contidas nessa seção não são reflexo exato das práticas do Brasil Venture Debt ou de qualquer outro fundo de Venture Debt.

Paper Craft

Contato

Rua Pais de Araujo, 29

14º andar

São Paulo, SP - 04531-940

​​

Tel: (11) 2594-8774​

debt@brasilvd.com.br

  • LinkedIn ícone social